sábado, 31 de outubro de 2009

HISTÓRICO

Desde a sua criação o Movimento Negro Unificado vem aglutinando á sua organização novos grupos que se destacam pela inteira relação com a tematica relacionada á cultura afro no âmbito cultural-musical, religião de matiz africana, a indentidade estética, da educação, da comunicação, além das reinvidicaçõ que são asseguradas pela constituiçãoe e que são o motivode nossa criação e de nossa constante luta.
Já nos primeiros anos de sua criação aqui em recife, foi o MNU que passou a promover os primeiros eventos que fortaleceria nossa luta, a noite do cabelo pixaim, a noite da beleza negra, a missa do quilombo(esse evento contou com a participação de Milton Nascimento e do padre do Araguaia D. Pedro Casáldaglia) e tambem dos grupos afros que já estavam surgindo na cidade
fundados e comandados por militantes do MNU.
Foi esse sentimento e com a observação das condições reais dos grupos afros e a reutilização das elites e da tentativa de se apoderar da arte e da cultura popular e, por conseguinte a cutura de raiz afro.
No cenário daquele momento, os maracatus da cidade apesar do interesse da mídia, a rotina desses grupos continuava a mesma, eram vistos apenas no carnaval e no restante do ano só aqules bricantes e os simpatizantes frequentadores daqueles terreiros a quem eles perteciam, assim aconteceu com os afoxés e os demais grupos afro-percussivos.
Percebendo a falta de espaço no centro da cidade para a divulgação da cultura negra, o MNU-PE decide impulsionar esse processo criando junto com alguns desses grupos um projeto que para muitos seria ambicioso, um projeto que reocuparia desta vez não só o espaço, porém com o objetivo direto ; impusionar e dinamizar a cultura afro da nossa cidade e do nosso estado. A esse projeto colocou-se o nome de Terça Negra.
Como projeto político, cultura e religioso, a Terça Negra nasceu em local já muito conhecido pela a populçao negra e considerado sagrado para a comunidade que é o "Pagode do Didi", espaço histórico da divulgação do samba de raiz.
No ano de 2002 a Terça Negra passou a acontecer no Pátio de São Pedro, com o apoio da PCR(Prefeitura da Cidade do Recife) tornando-se o maior evento semanal da cidade atraindo o público de outras cidades próximas e considerando o turismao cultural, traz pessoas de várias partes do Brasil e do Mundo.
Almir Gandhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário