terça-feira, 27 de abril de 2010

AFRICA BAMBATA NA TERÇA-NEGRA

FINAL DE ABRIL

Por Almir Gandhi

Terminamos abril concluindo que é o mês de Ogum e Oxossi com uma noite de terça com quatro apresentações, iniciando com o rap do grupo B. Bambo, o Maracatu Rosa Vermelha do bairro dos coelhos, a banda Arca de Pandora e fechando a noite com o samba reggae do grupo Obá Nidjé do bairro de Água Fria.

Não podemos deixar de destacar as apresentações da terça passada que recebemos o grupo Consciência Nordestina de Caruaru, Ojira, grupo de Olinda que trabalha com musica afro de raiz e canta em yorubá (língua africana) e o afoxé Omunilê Ogunjá do bairro do Ibura.

No final da noite tivemos a presença do rapper norte-americano África Bambata que após se apresentar em um reconhecido festival local nos últimos dias fez questão de conhecer a Terça – Negra e ainda nos deu um brinde de sua simpatia para subir ao palco e improvisar com o igexá do Omunilê Ogunjá.

terça-feira, 13 de abril de 2010

PRÉ CONFERNCIA NACIONAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA (1)

SOBRE A PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Por Almir Gandhi

Nós que fazemos a Terça – Negra, e ouvimos constantemente queixas e reclamações (e fazemos também) sobre políticas culturais principalmente no que relaciona as questões ligadas a cultura afro de raiz, alem das questões da cultura de modo geral, tivemos a oportunidade de discutir essas questões com gestores, produtores, Babalorixás e yalorixás e quilombolas de todo o Brasil, nós percebemos nessa ocasião o quanto nossos problemas também estão nacionalizados.
A Pré-conferência Nacional de Cultura Afro-brasileira terminou no dia 25/02 com a definição de cinco estratégias do segmento para a 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Foram escolhidos também os delegados e suplentes que representaram o setor na plenária geral do encontro nacional, além da lista tríplice que representará o segmento no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) no biênio 2010-2011 (A 2ª CNC aconteceu de 11 a 14 de março, em Brasília).
As estratégias foram elaboradas após debate dos cinco eixos temáticos, que seguem a linha diretriz da CNC. Durante dois dias, delegados, convidados e observadores discutiram o espaço da cultura negra dentro da sociedade brasileira, racismo institucional, apropriação de conhecimento, intolerância e muitos outros temas ligados à condição do negro no Brasil hoje.
Os eixos em debate são:
Eixo 1: Produção Simbólica e Diversidade da Cultura Afro-brasileira
Eixo 2: Cultura, Cidade e Cidadania Afro-brasileira
Eixo 3: Desenvolvimento Sustentável e Cultura Afro-brasileira
Eixo 4: Economia Criativa e Cultura Afro-brasileira
Eixo 5: Gestão e Institucionalidade da Cultura Afro-brasileira
Nós os conferencistas nos reunimos para debater e escolher as propostas de políticas públicas para o setor, de forma a contribuir na formulação de um Plano Nacional de Cultura Afro-brasileira, além de apresentar propostas para a 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) que aconteceu em março também em Brasilia-DF.
Além das propostas para a Conferência Nacional, o encontro também foi selecionado os 10 delegados e suplentes que representaram a cultura afro-brasileira na plenária geral da 2ª CNC. Onde será votada a lista tríplice que representará o segmento no âmbito do Conselho Nacional de Política Cultural para o exercício de 2010-2011.
Estes foram os delegados eleitos nesta Pré-conferência:
DELEGADOS ELEITOS PARA A 2ª CNC
REGIÃO SUDESTE
Titulares
Sandra Maria da Silva (MG)
Ivonete Aparecida Alves (SP)
Suplentes
Mãe Maria Moura (RJ)
Adriana Barbosa (SP)
REGIÃO NORDESTE
Titulares
Maria Lucia Goes Brito (BA)
Almir Miranda da Hora (PE)
Suplentes
Benedito Basílio Gomes Filho (Bené Gomes) (MA)
José Felipe dos Santos (Felipe) (PB)
REGIÃO NORTE
Titulares
José Rodrigues “Arimatéia” (AC)
Maria Aparecida Matos (TO)
Suplentes
Antônio José Amaral Ferreira (PA)
Janete dos Santos Oliveira (PA)

REGIÃO CENTRO-OESTE
Titulares
Wanderléia Santos Rosa (GO)
Marlene de A.Justino (MS)
Suplentes
Pedro de Reis Oliveira (MT)
Maria Liosmira Rodrigues dos Santos (Mãe Dalila) (GO)
REGIÃO SUL
Titulares
Márcio Ramos (RS)
Isabela Cruz (PR)
Suplentes
Dalzira Márcia Aparecida (PR)
Janete Gomes da Silva (SC)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mês de Ogum e Oxossi

PROGRAMAÇÃO DA TERÇA-NEGRA ABRIL
A Terça - Negra deste mês regido pelos Orixás Ogum e Oxossi. Ogum orixá guerreiro e da guerra, das batalhas, do fogo e da tecnologia, ensinou o homem a trabalhar com metal e, em sua proteção, o trabalho não pode ser proveitoso. Seu símbolo é a espada e seu elemento o ferro, seu dia da semana é a terça-feira, se veste de azul, verde-escuro, vermelho ou amarelo e seu colar é azul-marinho. E Oxossi orixá da caça, patrono do nosso candomblé, tem a floresta como seu elemento, o rabo de cavalo e chifre de boi como símbolo e seu dia da semana é quinta-feira. Seu colar é azul-claro e se veste de azul ou verde claro.
A semana começou com as apresentações do grupo de rap “Artur Coligação”, o samba reggae da “Senzala Show “e do “Afoxé Obá Ayrá” e nesta próxima Terça – Negra (13/04/10) teremos:
BANZAI(rap)
Chinelo de YaIá
Afoxé filhos de Danda Lunda
Por Almir Gandhi