quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ùltima Terça de Maio

TERÇA-NEGRA DE MAIO

A última Terça-Negra do mês de maio que teria a participação do afoxé Filhos de Danda Lunda, mas que, por problemas de saúde de um dos membros da casa que comanda este afoxé não poderá estar presente, e nós que neste mesmo período tivemos contato com um de nossos colaboradores, estaremos recebendo um grupo de dança e percussão de Moçambique nesta última terça-feira do mês. Este grupo vem com uma parceria da Ong “Pé no chão” com a ong moçambicana “ASSEM”.
Por Almir Gandhi.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TERÇA NEGRA DE MAIO

TERÇA NEGRA DE MAIO
HOMENAGEM A BOB MARLEY

O mês de maio nós homenageamos o jamaicano Bob Marley, o primeiro negro fora da Europa e estados unidos a fazer sucesso no mundo com a suas letras românticas e pacifistas. Nesse mês nós colocamos sempre a bandas locais que tocam reggae esse ritmo que tem com certeza publico cativo na terça negra.

Dia 04/05/10
Raizes’rs
Duback Souto
Afoxé Povo de Oguntê
Dia 11/05/10
Trindade
Dj Leon
Homem do Mato
* Abertura as 19:00 Horas com o grupo teatro popular Louco da Maciel com A peça “Do moço e do bêbado Luna”em Homenagem ao poeta Erisson Luna.
Dia 18/05/10
Extremistas MC’s
Relato Consciênte
Filhos de Rudá
Tupinambás
Dia 25/05/10
Evangélicos
Donabaga
Afoxé Filhos de Danda Lunda
*Termos na abertura a participação de um grupo percussivo moçambicano que na próxima semana confirmaremos o nome.

terça-feira, 27 de abril de 2010

AFRICA BAMBATA NA TERÇA-NEGRA

FINAL DE ABRIL

Por Almir Gandhi

Terminamos abril concluindo que é o mês de Ogum e Oxossi com uma noite de terça com quatro apresentações, iniciando com o rap do grupo B. Bambo, o Maracatu Rosa Vermelha do bairro dos coelhos, a banda Arca de Pandora e fechando a noite com o samba reggae do grupo Obá Nidjé do bairro de Água Fria.

Não podemos deixar de destacar as apresentações da terça passada que recebemos o grupo Consciência Nordestina de Caruaru, Ojira, grupo de Olinda que trabalha com musica afro de raiz e canta em yorubá (língua africana) e o afoxé Omunilê Ogunjá do bairro do Ibura.

No final da noite tivemos a presença do rapper norte-americano África Bambata que após se apresentar em um reconhecido festival local nos últimos dias fez questão de conhecer a Terça – Negra e ainda nos deu um brinde de sua simpatia para subir ao palco e improvisar com o igexá do Omunilê Ogunjá.

terça-feira, 13 de abril de 2010

PRÉ CONFERNCIA NACIONAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA (1)

SOBRE A PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Por Almir Gandhi

Nós que fazemos a Terça – Negra, e ouvimos constantemente queixas e reclamações (e fazemos também) sobre políticas culturais principalmente no que relaciona as questões ligadas a cultura afro de raiz, alem das questões da cultura de modo geral, tivemos a oportunidade de discutir essas questões com gestores, produtores, Babalorixás e yalorixás e quilombolas de todo o Brasil, nós percebemos nessa ocasião o quanto nossos problemas também estão nacionalizados.
A Pré-conferência Nacional de Cultura Afro-brasileira terminou no dia 25/02 com a definição de cinco estratégias do segmento para a 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Foram escolhidos também os delegados e suplentes que representaram o setor na plenária geral do encontro nacional, além da lista tríplice que representará o segmento no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) no biênio 2010-2011 (A 2ª CNC aconteceu de 11 a 14 de março, em Brasília).
As estratégias foram elaboradas após debate dos cinco eixos temáticos, que seguem a linha diretriz da CNC. Durante dois dias, delegados, convidados e observadores discutiram o espaço da cultura negra dentro da sociedade brasileira, racismo institucional, apropriação de conhecimento, intolerância e muitos outros temas ligados à condição do negro no Brasil hoje.
Os eixos em debate são:
Eixo 1: Produção Simbólica e Diversidade da Cultura Afro-brasileira
Eixo 2: Cultura, Cidade e Cidadania Afro-brasileira
Eixo 3: Desenvolvimento Sustentável e Cultura Afro-brasileira
Eixo 4: Economia Criativa e Cultura Afro-brasileira
Eixo 5: Gestão e Institucionalidade da Cultura Afro-brasileira
Nós os conferencistas nos reunimos para debater e escolher as propostas de políticas públicas para o setor, de forma a contribuir na formulação de um Plano Nacional de Cultura Afro-brasileira, além de apresentar propostas para a 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) que aconteceu em março também em Brasilia-DF.
Além das propostas para a Conferência Nacional, o encontro também foi selecionado os 10 delegados e suplentes que representaram a cultura afro-brasileira na plenária geral da 2ª CNC. Onde será votada a lista tríplice que representará o segmento no âmbito do Conselho Nacional de Política Cultural para o exercício de 2010-2011.
Estes foram os delegados eleitos nesta Pré-conferência:
DELEGADOS ELEITOS PARA A 2ª CNC
REGIÃO SUDESTE
Titulares
Sandra Maria da Silva (MG)
Ivonete Aparecida Alves (SP)
Suplentes
Mãe Maria Moura (RJ)
Adriana Barbosa (SP)
REGIÃO NORDESTE
Titulares
Maria Lucia Goes Brito (BA)
Almir Miranda da Hora (PE)
Suplentes
Benedito Basílio Gomes Filho (Bené Gomes) (MA)
José Felipe dos Santos (Felipe) (PB)
REGIÃO NORTE
Titulares
José Rodrigues “Arimatéia” (AC)
Maria Aparecida Matos (TO)
Suplentes
Antônio José Amaral Ferreira (PA)
Janete dos Santos Oliveira (PA)

REGIÃO CENTRO-OESTE
Titulares
Wanderléia Santos Rosa (GO)
Marlene de A.Justino (MS)
Suplentes
Pedro de Reis Oliveira (MT)
Maria Liosmira Rodrigues dos Santos (Mãe Dalila) (GO)
REGIÃO SUL
Titulares
Márcio Ramos (RS)
Isabela Cruz (PR)
Suplentes
Dalzira Márcia Aparecida (PR)
Janete Gomes da Silva (SC)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mês de Ogum e Oxossi

PROGRAMAÇÃO DA TERÇA-NEGRA ABRIL
A Terça - Negra deste mês regido pelos Orixás Ogum e Oxossi. Ogum orixá guerreiro e da guerra, das batalhas, do fogo e da tecnologia, ensinou o homem a trabalhar com metal e, em sua proteção, o trabalho não pode ser proveitoso. Seu símbolo é a espada e seu elemento o ferro, seu dia da semana é a terça-feira, se veste de azul, verde-escuro, vermelho ou amarelo e seu colar é azul-marinho. E Oxossi orixá da caça, patrono do nosso candomblé, tem a floresta como seu elemento, o rabo de cavalo e chifre de boi como símbolo e seu dia da semana é quinta-feira. Seu colar é azul-claro e se veste de azul ou verde claro.
A semana começou com as apresentações do grupo de rap “Artur Coligação”, o samba reggae da “Senzala Show “e do “Afoxé Obá Ayrá” e nesta próxima Terça – Negra (13/04/10) teremos:
BANZAI(rap)
Chinelo de YaIá
Afoxé filhos de Danda Lunda
Por Almir Gandhi

quinta-feira, 18 de março de 2010

TERÇA NEGRA MARÇO

PROGRAMAÇÃO TERÇA NEGRA DE MARÇO
Março é o Mês em que o movimento negro destaca dia 21 como o dia internacional de luta contra o racismo e a Terça-Negra terá uma programação com ações relacionada com o tema além das atrações que serão:
Dia 23/03/10
A CORJA (RAP)
PROJETO TRONCO D’JUREMA
GRUPO AFRO OMOBIRIM

Também nesse mês falaremos aqui no blog sobre a Pré-conferência de cultura Afro-brasileira que acontece em Brasilia-DF, nos dias 24 e 25 de Fevereiro, onde eu Almir Miranda da Hora(Gandhi); Arnaldo Vicente Filho e Marta Almeida Filha membros coordenadores do Movimento Negro Unificado-PE fomos convidados pela Fundação Palmares e de onde saí delegado regional para a II Conferência Nacional de Cultura também no distrito federal.

PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
por: Almir Gandhi dia 24/02/2010
A Pré-conferência Nacional de Cultura Afro-brasileira foi aberta no dia 24 de fevereiro de 2010, em Brasília, com a presença de delegados, militantes, atores, representantes de religiões de matriz africana e demais protagonistas da cultura afro-brasileira. Do encontro resultaram as propostas do setor para a 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontecerá entre os dias 11 e 14 de março, também na capital federal.
Na mesa de abertura estava o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo; a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, representando o ministro Juca Ferreira; o embaixador do Senegal no Brasil, Fodé Seck; o cantor baiano Lazzo Matumbi; a ialorixá Railda de Oxum; o editor da revista Raça, Maurício Pestana; e o deputado Zuzu Ribeiro.
Após a benção de mãe Railda – a mais antiga ialorixá de Brasília, com 50 anos de iniciada – os conferencistas passaram a vivenciar um momento histórico, “que significa a valorização de um governo federal às lutas travadas por um movimento que busca seu espaço no campo das políticas públicas”, como explicou Silvana Meireles.
Segundo ela, diferentemente da 1ª Conferência Nacional de Cultura, que buscou um recorte regional, a segunda edição do evento atenderá a uma reivindicação do primeiro e terá recorte setorial, incluindo os vários segmentos que têm assento no Conselho Nacional de Política Cultural: dança, circo, teatro, música, artes visuais, livro e leitura, culturas afro-brasileiras, patrimônio imaterial, arquitetura, moda, design e artesanato.
O presidente da Fundação Cultural Palmares fez um relato das conquistas da instituição nos últimos anos e afirmou que a cultura brasileira tem nome, endereço e CPF, ou seja, é basicamente composta por negros e índios. Ele falou também das lutas pelo reconhecimento da capoeira e das baianas do acarajé como patrimônios culturais brasileiros.
A abertura solene da Pré-conferência foi seguida pela palestra do professor Samuel Vida, advogado e docente de Direito da UFBA, sobre o tema geral do evento: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento na Cultura Afro-brasileira.
Ao final da programação de atividades, os conferencistas aprovaram o Regimento Interno e no segundo dia (25/02) começamos a debater os cinco eixos temáticos.
A atividade cultural do dia ficou por conta do grupo DF Zulu Breakers, de Ceilândia, e seu movimento hip-hop que integra dança, grafite e rap.
Organizada pela Fundação Cultural Palmares/MinC, a Pré-conferência Nacional de Cultura Afro-brasileira traz ainda como novidade o pioneirismo na votação eletrônica para as conferências de Cultura.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PROGRAMAÇÃO TERÇA NEGRA

TERÇA NEGRA MÊS DE OXALÁ

A Terça - Negra do mês de janeiro como fazemos nesses últimos nos, se inicia consagrando a Oxalá, orixá da criação. É o orixá que criou os homens. Obstinado e independente, é representado de duas maneiras: Oxaguiam, jovem, e Oxalufã, velho. Seu elemento é o ar e seu símbolo é o aporoxô, cajado de alumínio com adornos.
Eis a programação desse mês:

Dia 05/01/10
Maracatu Encanto do Pina
Geração Mangue
Afoxé Obá Ayrá
Dia 12/01/2010
Batuque Santana
Estado Civil
Afoxé Axé Ifá
Dia 19/01/2010
Omobirim
Oju Obá
Alafin Oyó
Oju Obá
Dia 26/01/2010
Maracoco de Paulista
Afoxé Ylê Degbá
Senzala Show
Afoxé Omi Sabá

TERÇA NEGRA FEVEREIRO
SEMANA PRÉ – CARNAVALESCA
Dia 02/02/10
Maracatu Nação Estrela Dalva
Malê Arte e Percussão
Samba Bole Bole
Afoxé Oxum Jagurá
Maracatu Oxum Mirim
Dia 09/02/10
Tronco da Jurema
Samba Reggae Raízes do Quilombo
Ciranda Cobiçada
Afoxé Povo de Oguntê

domingo, 3 de janeiro de 2010

Teça-Negra dez anos

Após praticamente dois meses sem postar qualquer assunto ligado a terça-negra, quero desculpar-me e prometer que o ano dez da terça-negra será o de continuar é claro, com muita luta e com a tentativa de fazermos desse projeto o que na verdade ele já é, o programa semanal mais participativo desses ultimos anos nessa cidade rio. Colocando a cultura e a arte negra conteporenea de nossa cidade no patamar que ela merece, que é de divulgar e provar que não existe cultura popular pernambucana sem a contribuição da cultura afro descendente e esta nossa caracteristica natural que é de ser diversificada e que mais que tudo ser o único projeto reamente mais atuante em Recife.
A nossa programação de Janeiro terá inicio com os grupos: Maracatu Encanto do Pina, Batuque das Meninas(Olinda),e o Afoxé Guiam alamoxé Omrum (Olinda).E apartir das próximas semanas teremos diversos assuntos, entre os quais muita historia do povo negro afro-descendente,a historia da áfrica e teremos a participação de convidados que postarão suas opniões neste blog.
Almir Gandhi.